:::::: A SEMANA
31
de Janeiro de 2005
AUTOMECÂNICAS DE MARÍLIA
EMPREENDER BUSCA EMPRESAS PARA NOVO NÚCLEO
O Programa Empreender, uma parceria da Acim (Associação Comercial e Industrial de Marília) com Sebrae local, está formando novo grupo de trabalho. Trata-se de grupo de empresas do ramo de automecânicas. Sérgio Lopes Sobrinho, presidente da Acim, disse que no ano passado foram realizadas visitas a algumas empresas para despertar interesse do setor. Segundo ele, as visitas mostraram que há vontade dos empresários de participar do novo núcleo. O consultor local do Empreender, Anderson Panciera, explicou que há grande número de automecânicas na cidade, o que atrasou o trabalho inicial das visitas. “A cada empresa visitada, descobrimos várias outras que também podem estar interessadas, por isso é importante que nos procurem”, falou. Ele lembrou que o número de empresas do setor pode ser maior do que pensado inicialmente. “Precisamos saber das necessidades destas empresas para que o Empreender possa atuar de maneira eficiente”, completou. De acordo com Anderson Panciera, o objetivo do programa Empreender é valorizar o associativismo de forma a gerar mais empregos e crescimento para empresas participantes. “E atingimos este objetivo através da união de pessoas para resolver problemas e trocar idéias e experiências”, comentou. O consultor disse que a troca de informações de empresários do mesmo setor facilita ações conjuntas e trabalho conjunto que traga benefícios ao grupo.
ACMC ENTRE AS DEZ
SAI O RANKING DO SCPC DO ESTADO
A Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC) está na 10ª posição nas consultas feitas por estabelecimentos comerciais da Cidade ao Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), em dezembro de 2004. O ranking é divulgado pela Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), sendo feito com base em 431 entidades do Estado. Este foi o melhor resultado da ACMC do balanço de vendas por crediário no ano passado, com 44.696 consultas. Geralmente, a entidade ficava entre 16ª e 18ª colocação. A primeira colocação é da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), seguida de Campinas e Jundiaí. Quando o levantamento inclui grandes redes de lojas, que possuem as centrais em São Paulo, as consultas ao SCPC são contabilizadas pela ACSP que depois efetua o repasse para cada associação. Nesse caso, a ACMC ficou em 13º lugar, sendo também o melhor desempenho em 2004 com 48.487 consultas.
NOVA SEDE E POSSE EM PALMAS
ARTHUR LOPES FILHO VAI AO TOCANTINS COMO PRESIDENTE DA CACB
O presidente em exercício da CACB, Arthur Lopes Filho, foi à cidade de Palmas prestigiar a inauguração da nova sede da associação comercial e empresarial do município, a ACP. O evento contou com a participação do presidente da ACP, Jarbas Luis Meurer, e do prefeito da cidade, Raul Filho, entre outras autoridades. Lopes Filho participou também da posse do novo presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae do Tocantins, Pedro Ferreira, também prestigiada pelo governador do estado, Marcelo Miranda, deputados federais e secretários de estado. O presidente da CACB fez também um discurso de abertura na reunião da federação estadual com os presidentes das associações comerciais.
RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL
CURSO EM SÃO PAULO PARA TEM OBJETIVO DE DISCUTIR O TEMA
O Grupo Mission Desenvolvimento Empresarial realiza, no dia 24 de fevereiro, o curso “Responsabilidade Social Empresarial – construindo uma empresa cidadã”, em São Paulo. O curso é voltado para profissionais de empresas (RH, Meio Ambiente, Ações Sociais), executivos, profissionais liberais, estudantes universitários e demais profissionais interessados no desenvolvimento e coordenação de projetos de voluntariado empresarial em suas empresas ou comunidades. O objetivo é discutir responsabilidade social e ambiental frente ao cenário e à crise atual e fornecer subsídios teóricos e práticos para o desenvolvimento de programas, projetos e ações de responsabilidade social/ambiental e voluntariado para empresas, municípios, órgãos públicos, instituições de ensino.
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
INCLUSÃO DIGITAL DAS PEQUENAS EMPRESAS É TEMA DE CONFERÊNCIA DA ONU
"A pequena empresa é o principal vetor de inclusão digital da sociedade, pois, além de contribuir com o aperfeiçoamento dos processos de gestão empresarial, cria demanda por mão-de-obra qualificada e aumenta a competitividade do país como um todo", afirma Cid Torquato, diretor-executivo da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico. Ele levará para a próxima reunião da Cúpula Mundial sobre Sociedade da Informação (CMSI) a importância da inclusão digital das micro e pequenas empresas para o desenvolvimento econômico do Brasil. O principal objetivo da CMSI, ligada à Organização das Nações Unidas, é reduzir o “abismo digital” entre países ricos e pobres, para que todos tenham acesso aos benefícios da tecnologia da informação. Torquato também lembra que, apesar de poucas empresas dominarem o mercado digital, mais de 15 mil fazem alguma transação na rede mundial, e que é necessário dar a elas informação adequada. Um dos caminhos para a inclusão digital da pequena empresa pode ser a responsabilidade social. O “Passe de Mágica”, por exemplo, projeto desenvolvido pela jogadora de basquete Maria Paula Gonçalves da Silva, a “Magic Paula”, está sendo patrocinado pela empresa Farnell-Newark InOne – distribuidora de componentes eletrônicos e instrumentos de teste e mediação – por meio de vendas na internet. O projeto atende dois núcleos de 100 crianças cada na cidade de Piracicaba. Com a parceria da empresa, mais um núcleo será criado em Diadema em meados de fevereiro. De acordo com Stuart Silk, gerente-geral da empresa, o objetivo é que em um ano o site já financie completamente o projeto e possibilite a abertura de novos centros. Para toda compra acima de R$100,00, 1% vai para o projeto. “Tenho certeza de que, além de ajudar as crianças, iremos alavancar nossas vendas no site”, afirma Silk.
Fonte: Agência Sebrae de Notícias
|
|
|